sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Poder e Política

0 comentários
Introdução
 A palavra política vem de Politheia (que indica todos os assuntos relativos a Polis). A política pode ser considerada uma transferência de poder para outrem, além de uma das varias representações do poder.
O governante tem o poder de tomar decisões visando o melhor para a comunidade,porém as vezes ocorre o abuso desse poder quando os políticos usam dos seus benefícios para melhoria das suas vidas privadas.
        
A reportágem

Sobre o caso Jaqueline Roriz:
Um vídeo divulgado nesta sexta-feira (4) pelo site do jornal O Estado de S. Paulo inclui a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF), filha do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, entre os envolvidos no suposto esquema de corrupção no governo do DF.
Na imagem, Jaqueline aparece junto do marido, Manoel Neto, recebendo um maço de dinheiro das mãos do ex-secretário de Relações Institucionais do DF, Durval Barbosa, o delator do esquema. De acordo com o site do jornal, o vídeo foi gravado na campanha eleitoral de 2006, na sala de Barbosa, quando Jaqueline disputava uma vaga na Câmara Distrital pelo PSDB.
No ano passado, Jaqueline foi eleita deputada federal pelo PMN. O assessor da família Roriz, Paulo Fona, informou que Jaqueline não irá se pronunciar sobre o vídeo. 
Fona ressaltou ainda que na época da gravação do vídeo Jaqueline não era deputada, mas candidata.
O Ministério Público Federal admite que recebeu uma nova remessa de documentos referentes às investigações recentemente, mas não confirma se o vídeo faz parte desta nova remessa. A Procuradoria afirmou também que não vai se pronunciar sobre o vídeo por enquanto.
As investigações se tornaram públicas no fim de 2009, após a Polícia Federal deflagrar a operação Caixa de Pandora, que investiga um suposto esquema de arrecadação e pagamento de propina comandado por Arruda, e que envolve políticos aliados – entre eles deputados distritais. O governador sempre negou envolvimento.
O esquema seria uma espécie de “pedágio” cobrado por Arruda para que empresas consigam contratos com o governo. O dinheiro arrecadado, segundo o inquérito da PF, era dividido entre Arruda, o vice-governador, Paulo Octávio, além de secretários e assessores da administração do DF.

fonte:
http://noticias.r7.com/brasil/noticias/video-envolve-filha-de-joaquim-roriz-no-esquema-do-mensalao-do-dem-20110304.html

O vídeo a seguir mostra a ação da deputada:


 A opnião do grupo
o grupo concorda que a política e o poder devem existir em qualquer Estado,porém não pode ocorrer o abuso de um sobre o outro.O caso acima citado de Jaqueline Roriz é o exemplo de uma pessoa que abusa de seu poder político para suprir necessidades pessoais.Não concordamos com a sua atitude,pois é incoerente e total abuso do poder. 
Da relação com Maquiavel 
Maquiavel em seu livro O Príncipe ele afirma que o principe (governante),  
“Deve ser comedido nos gastos para não ter que roubar seus súditos, para poder defender-se, para não ficar pobre e desprezível, para não ser forçado à voracidade, para não ligar à pecha de miserável.”


 

Leave a Reply