A democracia participativa é um regime onde a colaboração dos cidadãos não se restringe apenas ao voto, é considerado o modelo ideal do exercício da cidadania, promovendo condições iguais de participação. Através do processo de inclusão de todos os grupos sociais promove uma maior legitimidade nas decisões políticas. Enquanto a democracia representativa ou indireta é aquela em que o povo é representado por governantes eleitos periodicamente por ele que em nome da população toma decisões políticas.
Os pontos de vista favoráveis da democracia participativa são a inclusão de toda a sociedade independente de classes e grupos sociais e a possibilidade de liberdade de expressão da população podendo demonstrar sua vontade. Os pontos negativos são, a obrigatoriedade do voto e a compra e manipulação do voto de pessoas leigas referente à esfera política.
Existem dois autores com pensamentos opostos que trabalham com a idéia de democracia participativa. São eles John Locke e Jean Jacques Rousseau.
Rousseau defende a democracia participativa e a liberdade positiva, acreditava que a participação do povo deveria ser direta na elaboração das leis e que estes deveriam possuir uma participação ativa na política, ou seja, para ele o poder não deveria ser destinado a apenas alguns membros qualificados.
Já Locke defende a democracia participativa e a liberdade negativa. Esse pensador acreditava que o representante político privaria o individuo de trazer os assuntos políticos para a sua vida.
Portanto, Locke acreditava que o melhor da democracia é a eleição de um representante através do povo e Rousseau defendia a idéia de que a povo deveria participar da política diretamente sem representantes.
O conteúdo está bom. Mas faltou criatividade para tornar mais interessante!